terça-feira, 22 de junho de 2010

Saudade


Afinal, o que é a saudade? Estudos designaram essa como a sétima palavra de mais difícil tradução, porém vos digo que não existe tradução exata para essa palavrinha.
Mas afinal, o que é a saudade? Bom, eu não sei dizer exatamente o que é, não sei como sentir, não sei como explicar, não sei de onde ela vem e muito menos como nos tornamos tão dependente dela. Saudade é algo que me deixa triste e ao mesmo tempo feliz. Saudade me lembra os momentos mais felizes da minha vida, me lembra dos momentos em que eu era um bebê, uma criança, um adolescente. Saudade me lembra o primeiro dia em que fui à escola e não consegui ter forças para deixar minha mãe ir embora e me deixar no meio de um monte de gente desconhecida. Saudade me lembra o dia em que andei pela primeira vez de bicicleta sem rodinhas. Saudade me lembra o dia em que pela primeira vez avistei o mar. Saudade me lembra o dia em que perdi meu primeiro dente e o coloquei debaixo do travesseiro esperando por uma moedinha. Saudade me faz lembrar dos brinquedos, das festas de aniversário, das brincadeiras de criança... Saudade me faz voltar ao passado e imaginar que um dia eu nunca tive responsabilidades, me faz lembrar que eu podia brincar no meio da rua sem ter medo da violência. Saudade me leva de volta a um mundo onde tudo era feliz, cheio de amigos brincando dentro de uma piscina de plástico, brincando naquele velho parquinho cheio de escorregadores, balanços... Saudade me faz voltar no passado e ver que eu já tive os melhores momentos da minha vida e que eles nunca voltarão, me faz lembrar de que eu queria crescer, ser mais velho, ter minhas próprias responsabilidades. Hoje eu desejo ser novamente criança, poder correr atrás de pipas, brincar de pega pega, elefante colorido, garrafão, batatinha frita. Saudade dos dias das Mães em que todos os primos se reuniam na casa da minha avó materna onde brincavamos em cima de uma caixa d'agua enorme, onde corriamos sem rumo, sorrindo. Saudade dos campeonatos de futebol de botão, dos campeonatos de videogame. Saudade do colégio Atual onde eu fugia das aulas e ficava na beira-mar. Saudade das primeiras professoras. Saudade de tudo aquilo que um dia me fez pensar ser a pessoa mais feliz do mundo.
Mas o que é saudade mesmo? Saudade é aquilo que nos faz lembrar de coisas que nunca queriamos que tivessem passado, é aquilo que nos faz sentir um aperto no coração quando aquela pessoa que gostamos vai embora e não volta mais. Saudade é tudo aquilo que nos deixa com um vazio por dentro. Saudade é querer ter de novo tudo aquilo que um dia se perdeu.

Marcelus Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário